Aromaterapia Inglesa x Francesa Aromatologia, Aromacologia, Osmologia

Algumas definições, termos e esclarecimentos para você não se perder nesse universo de aromas e terapias.
AROMATOLOGIA
Termo agregado pelo "Scientific Institute Aromathology" da França e que concebe todo estudo científico dos efeitos e propriedades dos óleos essenciais, desde sua ação psicológica, aspectos clínicos, gastronômicos, estéticos e energéticos. É o estudo científico dos óleos essenciais.
AROMATERAPIA
Técnica nascida na França, nas primeiras décadas do século passado, que envolve a utilização dos óleos essenciais como objetivo de equilibrar a mente, o corpo e o espírito. A palavra "aroma" se remete a cheiro e "terapia" a cura. Se dividiu em dois grandes sistemas: A Aromaterapia Inglesa, que se fixou no emprego dos óleos essenciais mais para o bem estar, seja através de massagem, inalações e tratamentos estéticos, e a Aromaterapia Francesa (ou aromatologia) que além destas abordagens abrange o emprego clínico dos óleos essenciais e seu uso como fitoterápico.
AROMACOLOGIA
A "The Fragrance Foundation" e o "Sence of Smell Institute" criaram e patentearam em 1989 em Nova York, o termo aromacologia, que define cientificamente a influência dos cheiros sobre as emoções e sentimentos. A Aromacologia foi um termo criado para descrever o conceito desenvolvido para o estudo das inter-relações entre Psicologia e Tecnologia de fragrâncias.
OSMOLOGIA
É o estudo dos odores, da percepção olfativa destes e das reações comportamentais e emocionais que eles evocam nos seres vivos.
PSICOAROMATERAPIA
Este termo também define a utilização visando a ação psicológica dos óleos essenciais. Sua diferença para a aromacologia em si, é que na psicoaromaterapia, se estudam os efeitos dos óleos essenciais somente dos 100% puros, e na aromacologia, todos os tipos de aromas, naturais e sintéticos, bons e desagradáveis são estudados.
TERAPIA AROMÁTICA INTEGRADA
Novo termo criado e empregado pelo aromatologista francês Daniel Pënoel para os praticantes da aromatologia.
Texto retirado do IBRA - Intituto Brasileiro de Aromatologia
Até a próxima semana!!!
Alessandra Galicio