Blends e Sinergias – Conhecimentos básicos para Você iniciar nesse universo de aromas e terapias

29/11/2019

Os óleos essenciais podem ser misturados para diferentes propósitos. Um deles é criar sinergias para terapias, ou, podemos dizer, para melhorar o bem-estar, a saúde e a longevidade. 

Primeiramente, o que são sinergias e blends?

Blend em inglês significa mistura.

Sinergia é a combinação das energias em sua união.

Sinergia ou Blend, é misturar, combinar, harmonizar, com o intuito de chegar em uma mistura que tem melhor efeito do que os seus componentes isolados, determinando harmonia e função.

Para realizar sinergias é primordial o conhecimento dos óleos individualmente, tanto quanto fragrância, propriedades e usos. Existem centenas de óleos essenciais, porém, através da mistura, ganhamos um número infinito de combinações e possibilidades.

Outra preocupação é em relação a diluição. Os óleos essenciais são muito concentrados e devem ser diluídos para uma aplicação mais segura.

Os óleos carreadores, que são óleos vegetais, como os de amêndoas doces e de semente de uva, são utilizados para diluir ou misturar um ou mais óleos essenciais. 

Uma mistura fraca de óleos geralmente apresenta melhor odor, e evita riscos de intoxicação. A concentração base recomendada é de 1% a 2,5%, diluições de 3% ou mais são utilizadas em terapias localizadas, em que se trata apenas uma pequena parte do corpo. As diluições de 1% são indicadas para crianças, mulheres grávidas e pessoas com a pele sensível.

O recomendado é que se prepare a quantidade que será utilizada, estando sempre muito atento à data de validade de todos os componentes. 

Para uma massagem de corpo inteiro, 20 ml aproximadamente são suficientes, para o rosto, bastam 10 ml. O volume de uma gota é 0,05 ml, portanto, para preparar 20 ml da diluição do óleo essencial a 1% no óleo carreador são necessárias 5 gotas. Se a diluição for a 2,5% (para 20 ml) são necessárias 10 gotas. 

Sempre faça um teste de alergia antes. Coloque uma gota da sinergia sobre a parte interna do pulso e cubra com um esparadrapo por 12 horas. Após o período, retire a fita e verifique o estado do local. Se a pele estiver irritada, avermelhada, coçando ou com alguma outra irregularidade, não use a sinergia.

A escolha dos óleos essenciais de uma sinergia deve atender aos princípios de complementaridade, isto é, as indicações nunca devem ser opostas. 

Para alívio da dor, pode-se misturar três óleos analgésicos ou escolher dois óleos analgésicos e um relaxante. Sempre verificando se os aromas combinam bem.

As boas misturas combinam notas: altas (dá o aroma inicial - os mais voláteis), médias (são o corpo do aroma - volatilidade média) e baixas (é o aroma que se fixa por último - baixa volatilidade). Os óleos essenciais florais são mais voláteis, ou seja, evaporam mais rápido, em seguida, as folhas, com volatilidade média e as madeiras têm menor volatilidade. Óleos da mesma família botânica têm a tendência de misturar bem, assim como óleos com composição química semelhante. Florais combinam bem uns com os outros, assim como as madeiras e os cítricos.

Para iniciantes na aromaterapia, o aconselhado é não misturar mais do que três óleos ao mesmo tempo.

Crie os seus blends e se beneficie da aromaterapia através de colares difusores, difusores a vela, elétricos ou a frio. Em nossa loja virtual, você encontra peças únicas modeladas e pintadas à mão, que são verdadeiros acessórios.

Até a próxima semana!!!

Alessandra Galicio