Como os óleos essenciais atuam em nosso corpo ?

19/07/2019

Em contato com o nosso corpo, os óleos essenciais são capazes de compartilhar diversas propriedades com o nosso sangue, ajudando a combater infecções e acelerando a regeneração celular.

Eles possuem estrutura química muito semelhante à estrutura das nossas células e tecidos, podendo atuar no nosso corpo com o menor índice de rejeição possível.

Estimula a produção de anticorpos, endorfina, outros hormônios e enzimas importantes para o bom funcionamento do corpo.

Não atrapalha a homeostase (manutenção da temperatura corporal). Quando um óleo essencial é muito forte, a combinação com outros equilibra a mistura e o não altera a nossa temperatura. As essências químicas não possuem essa funcionalidade e podem atrapalhar sua homeostase.

Suas estruturas são tão pequenas que são capazes de penetrar na membrana das células e difundir os seus nutrientes pelos nossos tecidos e corrente sanguínea de forma rápida.

Por inalação

Quando inaladas, as moléculas do óleo essencial vão diretamente para o sistema límbico do nosso cérebro, que é a área que controla o nosso batimento cardíaco, a pressão sanguínea, a respiração, a memória, os níveis de stress e o balanceamento dos hormônios. Os efeitos físicos e psicológicos começam a ser sentidos em média 22 segundos depois da inalação, é muito rápido.

Por uso tópico

Quando aplicado na pele, as propriedades do óleo essencial já podem ser encontradas dentro do nosso sangue 2 minutos após o início da aplicação. Após 20 minutos de aplicação ou inalação, todas as células do seu corpo inteiro já estarão sobre o efeito do óleo essencial.

SISTEMA CARDIOVASCULARlaranja, cipreste

SISTEMA DIGESTIVO: hortelã-pimenta, gengibre, capim-limão, funcho

SISTEMA LÍMBICO (EMOÇÕES): gerânio, lavanda, rosa, bergamota, camomilas

SISTEMA REPRODUTOR E ENDÓCRINO: alecrim, hortelã-pimenta, sálvia esclaréia, ylang ylang, tea tree, orégano, manjericão, canela

SISTEMA IMUNE E LINFÁTICO: orégano, tea tree, alecrim, cravo, olíbano, cipreste, sândalo

SISTEMA MUSCULAR: bétula doce, wintergreen, hortelã-pimenta, pindaíba

SISTEMA NERVOSO: hortelã-pimenta, manjericão, lavanda, limão, grapefruit, olíbano

SISTEMA RESPIRATÓRIO: eucalipto, hortelã-pimenta, abeto douglas, abeto prata, espruce 

canadense, ravensara, niaouli, cajeput, breu branco

SISTEMA ESQUELÉTICO: wintergreen, bétula doce, cipreste, junípero, cedro do atlas, cedro

do himalaia, tea tree

SISTEMA CUTÂNEO: lavanda, gerânio, rosas, tea tree, copaíba, sucupira, espruce, vetiver, ylang ylang, mirra, néroli, limã

Abraços perfumados!

Patricia Gois