O limão e o Sistema Nervoso Central

O limoneno atua no SNC da mesma forma que fármacos como diazepam, clonazepam e bromazepam, que são benzodiazepínicos clássicos utilizado entre outros fins no tratamento da depressão.
O óleo essencial de limão eleva os conteúdos de dopamina (seratonina) num mecânismo semelhante a ação de alguns antidepressivos, pela simples inalação, contribuindo para o equilíbrio do estado emocional alterado, trazendo conforto e tranquilidade, por meio da ação direta do SNC.
De acordo com a OMS, 70% dos casos de demência que ocorrem em 47,5 milhões de pessoas é devido ao Alzheimer, devido ao acúmulo de placas formadas pela proteína beta amiloide, impedindo a transmissão dos sinais, prejudicando assim a atividade neural.
O O.E. de limão siciliano contribui significativamente para a proteção desses neurônios, protegendo contra o efeito tóxico desse íons metálicos.
O di-limonemo é um tipo de monoterpeno encontrado nas cascas de frutas cítricas. Na aromaterapia ele ficou bastante conhecido por prevenir e tratar diversas doenças, sendo capaz de dissolver cálculos de colesterol na vesícula, descongestionar o fígado, além de ser um aliado ao tratamento de diversos tipos de câncer...
Sua enzima desintoxicante promove a conjugação de carcinógenos, diminuindo a toxidade de substâncias mutagênicas.
Voltando a questão emocional, o O.E. de limão resgata a alegria de viver, combatendo o desânimo, afastando o negativismo e promovendo a auto-confiança.
Consulte um aromaterapeuta para se beneficiar deste óleo, através de formulações adequadas a sua necessidade.
Até a próxima semana!!!
Alessandra Galicio