Oléos Essenciais para combater a Acne Aromaterapia na Adolescência

10/10/2019

Hoje, vamos entender um pouco mais sobre a Acne, os tipos mais comuns e os óleos essenciais utilizados para o seu tratamento, conforme a sua origem.

O processo que desencadeia a acne  

Nossos poros entopem com uma mistura de restos de pele e queratina em excesso. Nossas glândulas sebáceas estão sempre produzindo gordura para proteger a pele, mas com esse entupimento dos poros, a gordura acaba não conseguindo sair para a camada mais externa da pele, ficando acumulada nos poros, o que gera a formação dos cravos.

Em alguns cravos, as bactérias presentes se proliferam causando inflamação e acumulo de pus, e assim se forma uma espinha. Nem todo cravo se transforma em espinha, mas toda espinha já foi um cravo.

A alta produção de sebo, que leva às espinhas, pode ser causada por alimentos calóricos e com alto teor de gordura, como por exemplo o chocolate. Mas também pode ter causas genéticas ou ser provocada por questões hormonais, o que é o caso dos adolescentes de ambos os sexos e de mulheres adultas.

Tipos de espinha

- Acne de adolescente : Essa é mais comum, causada pelo excesso de hormônios produzidos nessa fase da vida em meninos e meninas. Normalmente ela diminui com o passar dos anos. Essas espinhas aparecem em maior quantidade na região do nariz e testa.

- Acne da mulher adulta: Surgem após os 30 anos, na chamada zona V, que é a região da mandíbula. Essas espinhas também estão relacionadas com a produção hormonal, aparecem por interações com pílulas anticoncepcionais, são relacionadas a gravidez ou a síndrome dos ovários policísticos. Outra causa apontada é o estresse, que leva a ansiedade e alterações de humor, liberando o hormônio cortisol, que provoca desequilíbrios no organismo. É a que mais deixa manchas.

Essas duas formas de acne também são intensificadas pelo padrão de dieta, logo o chocolate é um problema em ambas. Existem também outros tipos de acne, como a de fundo puramente emocional, a genética e até um tipo que se desenvolve em bebês.

Como usar os óleos essenciais no tratamento de espinhas

Você vai precisar de:

100g de base - Sabonete líquido neutro ou gel neutro.

10 gotas de OE.

Escolha até três dos OEs citados acima, os que mais se adequaram ao seu caso. Esse número de gotas é total, você deve dividi-lo entre os OEs escolhidos. Adicione os OEs à base e misture bem.

O sabonete líquido é indicado para usar duas vezes por dia, lavando bem o rosto para deixá-lo livre de oleosidade. Se você lavar o rosto com água morna ainda ganha o benefício da abertura dos poros, que permitem que o OE seja absorvido de forma mais intensa.

O gel também pode ser usado duas vezes por dia, de preferência após lavar o rosto. Ele tem uma textura que não pesa na pele, não é oleosa e fica tratando a sua pele enquanto você está na sua rotina.

Até a próxima semana!!!

Alessandra Galicio