Regulando o sono, o apetite e as cólicas das crianças através da Aromaterapia

02/10/2019

A partir do terceiro mês de vida, já se recomenda o uso de óleo essencial diluído em óleo vegetal, como o de amêndoas doces e semente de uva.

O óleo essencial de camomila, também é muito utilizado e pode ser aplicado a partir da quarta semana de vida do bebê.  

Os três óleos essenciais mais seguros são o de lavanda, o de mandarina e o de camomila romana: 

Lavanda - Acalma as crianças e proporciona um sono mais tranquilo. Massageie gentilmente os pés do bebê usando esse óleo, na proporção de uma gota de óleo de lavanda em 10 ml de óleo vegetal de jojoba ou gergelim. 

Para as crianças mais agitadas, utilize o difusor elétrico de água ou o aromatizador de ambiente. Basta colocar oito gotas de óleo. 

Mas atenção: nunca utilize em nebulizadores, que são direcionados para o rosto da criança

Camomila romana  O óleo de camomila romana alivia as cólicas dos bebês. Use duas gotas de camomila romana misturadas a 15 ml de óleo vegetal de gergelim. Depois, aplique na barriga do bebê com uma massagem delicada.

Mandarina - O óleo essencial de mandarina, ajuda a estimular o apetite do bebê. Para isso, use uma gota dissolvida em 10 ml de óleo vegetal. Você pode massagear os pés do bebê com a solução ou seguir o mesmo procedimento do óleo de lavanda, colocando oito gotas no aromatizador de ambiente. Lembrando que o uso do óleo não deve ser feito em nebulizadores diretamente no rosto da criança.


Importante:

Óleos essenciais como os de canela, cravo, bergamota, pimenta preta e tomilho, são contraindicados para crianças de todas as idades. Além disso, é preciso que os óleos essenciais sejam diluídos em óleos vegetais, como de amêndoas doces, semente de uva, abacate e gérmen de trigo.

 Faça o teste antes de aplicar pela primeira vez, do O.E. diluido no óleo vegetal. Passe uma gota no calcanhar do bebê e observe por 20 minutos. Se nenhuma alteração aparecer, como uma vermelhidão, você pode aplicar a aromaterapia sem medo.

Compre sempre óleos essenciais de qualidade e consulte uma especialista em aromaterapia. 

A aromaterapia é um cuidado preventivo e complementar, mas não substitui qualquer recomendação médica.

Até a próxima semana!!!

Alessandra Galicio