Utililização de Óleos Essenciais para Perda de Peso

11/09/2019

Perder peso de forma saudável é muitos mais do que trocar alguns alimentos e a prática de exercícios físicos. Fatores psicológicos e fisiológicos também desempenham um papel importante, e é aí que a aromaterapia passa a ser coadjuvante no processo de emagrecimento. 

Concomitantemente com os tratamentos considerados convencionais, a aromaterapia e os óleos essenciais, no tratamento da obesidade, tem tido resultado significativo.

O objetivo da aromaterapia é, acalmar as necessidades do organismo e do cérebro humano, reequilibrando as emoções vividas pelo indivíduo.

Uma porcentagem mínima do óleo essencial ativa o sistema do olfato pelo bulbo e nervos olfativos, que propiciam uma ligação direta com o Sistema Nervoso Central, levando o estímulo ao Sistema Límbico, responsável pelo controle da memória, emoção, sexualidade, impulsos e reações instintivas. O restante dessa quantidade inalada trafega pelo sistema respiratório e chega à corrente sanguínea. Os óleos vão ativar a produção dos neurotransmissores, tais como serotonina, acetilcolina, noradrenalina, endorfinas e outros que fazem a comunicação com todos os sistemas do organismo.

Se forem administrados por via dérmica; a pele absorve o óleo e o mesmo é e transportado pela circulação sanguínea, sendo conduzido até os órgãos e tecidos do corpo.

Fatores como irritabilidade, nervosismo, ansiedade, depressão, falta de sono, fome noturna, metabolismo lento, vontade de doce, podem ser controlados através do uso dos óleos essenciais, auxiliando no seu emagrecimento.

Estudos publicados no livro: Clinical Aromatherapy: Essential Oils in Healthcare, da especialista e aromaterapia Jane Buckle, relatam que pacientes que foram estimulados a inalar OE de Lavanda, OE de Tangerina, antes das refeições ou quando houvesse vontade de comer, tiveram a compulsão reduzida, perdendo peso. Pacientes que utilizaram o OE de Erva-doce tiveram uma redução do desejo por carboidratos.

Outro estudo, publicado pelo professor Bryan Raudenbush, associado de psicologia da Wheeling Jesuit University, relata que pacientes que inalaram a cada duas horas o OE de hortelã - pimenta, durante 5 dias, passaram a consumir menos calorias.

Alguns Óleos Essenciais indicados:

- OE de Lavanda / Hortelã / Pimenta: apresentam propriedades calmantes que ajudam na compulsão por comida.

- OE Bergamota/Tangerina / Gerânio/ Hortelã/ Eucalipto: auxiliam no humor/ depressão

- OE de Lavanda/Vetiver: auxiliam no sono

- OE de Erva-doce/Laranja doce: sensação de saciedade

- OE de Salva/ Gengibre: reduz a vontade por doces

- OE de Lavanda/Jasmim/Incenso: para ansiedade

- OE de Gergelim/ Alecrim: eliminar gordura através de massagem

- OE de Limão/Canela: melhora o metabolismo

Sua utilização pode ser feita através de colar difusor, gotinhas no travesseiro, difusores de ambiente, massagens, banhos...

Consulte um aromaterapeuta. 

Até a próxima semana!!!

Alessandra Galicio